Pré História e seus períodos
Paleolítico e Neolítico
Introdução
Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.
Paleolítico: Machado de madeira e pedra (reprodução)
Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Mesolítico
Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
Conceitos:
Paleolítico: do grego paleo = antiga e lithos = pedra
Pinturas Rupestres: pintura realizada nas paredes/rochas das cavernas pelos hominídeos no paleolítico superior, simbolizava um melhor sucesso durante as caçadas.
Neolítico: do grego neo = nova e lithos = pedra
Conceitos básicos:
Das sociedades caçadoras e coletoras às primeiras sociedades produtoras
Hominização: Lento processo de evolução física e intelectual do homem. O ser humano na fase de hominização designa-se por hominídeo.
Paleolítico: Período da vida da Humanidade em que os seres humanos faziam de pedra lascada os seus principais instrumentos.
Arqueologia: Ciência que estuda o passado através da pesquisa e interpretação de vestígios materiais eoutros documentos.
Fontes históricas: designação dos vestígios que testemunham a presença dos seres humanos de épocas passadas, em determinados locais.
Economia recolectora: forma de vida das populações que se limitam a recolher da natureza os alimentos que necessitam para sobreviver.
Nomadismo: sistema de vida das populações que têm necessidade de se deslocar constantemente à procura de alimentos.
Crescimento populacional:aumento da população existente num lugar, numa região, num país ou no Mundo.
Ritos mágicos: processos sobrenaturais que o Homem utiliza como tentattiva de dominar a Natureza. Exemplos: gritos, danças, gestos, pinturas, etc.
Arte rupestre ou parietal: pinturas e gravuras feitas sobre pedra, geralamente nos tectos e paredes das grutas, ou ao ar livre.
Mesolítico: Período de transição entre o Paleolítico e o Neolítico.
Sedentarização: fixação permanente de um grupo humano num determinado local.
Crescente Fértil:região do Oriente Médio compreendendo os actuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egipto e do sudeste da Turquia. O termo « Crescente Fértil » foi criado em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente. Esta região é irrigada pelo Jordão, pelo Eufrates, pelo Tigre e pelo Nilo.
Neolítico:Período da Humanidade em que os seres humanos usavam já instrumentos em pedra polida. (neo=nvo+ Litos=pedra)
Economia de produção:forma de vida emque os seres humanos já sabem produzir os alimentos de que necessitam para a sua alimentação, cultivando a terra (agricultura) e domesticando os animais (pastorícia).
Revolução neolítica:conjunto de transformações que se verificaram no período do neolítico.
Aldeamentos:primeiras formas de povoamento quando, no Neolítico, surgiu a agricultura e a sedentarização.
Divisão do trabalho:método de produção em que cada trabalhador se especializa numa função.
Megálitos: monumentos megalíticos constituídos por grandes pedras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário