terça-feira, 16 de agosto de 2011

Resumo do filme Lutero

   O filme relata a vida de Martinho Lutero, um jovem alemão burguês que após quase ser atingido por um raio acreditou ter recebido um chamado divino e por isso juntou-se a um mosteiro.
    Tornou-se um monge completo de ideologias e com essas idéias lutou para transformar a igreja católica, pois criticava suas regras e conseqüentemente a validade das indulgências (documento com o perdão dos pecados), que eram vendidos pela igreja. Completamente decepcionado com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo, e, em várias oportunidades acreditava que poderia conversar com o Diabo.
    A partir disso, houve várias tensões que se intensificaram quando Martinho mandou pregar as noventa e cinco teses na porta da igreja. Isso provocou grande irritabilidade nos cardeais, no príncipe e principalmente no papa, por que essas escrituras afetariam muito na imagem da igreja. Por isso, ele e as pessoas que influenciavam a igreja tentaram fazer Lutero negar suas escrituras, mas isso não ocorreu e em função disso foi chamado de herege e julgado pela inquisição. A partir desse momento a maioria da população começou a duvidar da palavra do papa.
    Através de sua luta pela reforma e com os eventos de Augsburg abriram-se as portas para a libertação religiosa. Além de exercer grande influência na economia, na política, na música e na educação, também traduziu a Bíblia para o idioma alemão, pois antes disso a linguagem da mesma era inacessível ao povo, até mesmo por que esta era escrita somente em latim e foi por meio do ocorrido que a Bíblia tornou-se uma pedra fundamental na língua Alemã.
    Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Após seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos do protesto de Lutero perpetuam na sociedade alemã e em todo mundo.
    A igreja católica tinha o caráter inflexível, por conseguinte, era impossível cogitar a idéia de mudanças das leis que estavam implantadas e quem experimentasse modificá-las sofreria muita repressão como sofreu o jovem Martinho Lutero.
    Acredito que tentar transformar uma opinião é muito mais difícil do que inserir algo que ainda não foi proposto. Atualmente, algumas igrejas apresentam características semelhantes a da igreja católica da época, pois muitas ainda impõem suas normas e lutam para que sejam exercidas, além disso, quase sempre utilizam o nome de Deus para justificar suas atitudes e facilitar a aceitação das mesmas pela sociedade.
    

Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1907308-lutero/#ixzz1VDyEK1wf

Nenhum comentário:

Postar um comentário