2- Dois fatores foram importantes no processo de industrialização russo: a ação do governo que investiu em ferrovias e a intervenção do capital estrangeiro por meio de empréstimos e investimentos diretos. Alem da mão de obra barata.
3- Uma das tendências do POSDR era bolchevique, liderado por Lenin, essa facção propunha a formação de uma aliança operário-camponesa para lutar pelo poder e implantar o socialismo. Outra tendência era dos mencheviques, mais moderados argumentavam que era preciso apoiar a burguesia, pois esta deveria liderar a luta contra o czarismo em uma revolução democrática e então organizar a classe operária para o socialismo.
4- A insatisfação no país que já era grande aumentou após a derrota dos russos na guerra contra o Japão pela posse da Manchúria. Em 1905 mais de 200 mil pessoas foram as ruas protestar por melhores condições de vida e salários, que foi reprimida violentamente, mas os protestos se intensificaram e o Czar cedeu algumas exigências aos revolucionários como a conceção de poderes legislativo a DUMA(parlamento). A Russia se torna uma monarquia constitucional , mas o czar podia dissolver a duma a qualquer momento e matinha forte censura a imprensa.
5- Os sovietes surgiram como conselho de trabalhadores democraticamente eleitos, com o objetivo de impulsionar as lutas sociais e políticas dos russos. Faziam parte desse conselho operários, camponeses, soldados e intelectuais. Organizavam greves, intermediavam negociações entre empregados e patrões, peublicavam jornais e em momentos críticos assumiam responsabilidades governamentais.
6- A revolução de outubro foi uma insurreição armada que derrubou o governo provisório composto por representantes liberais e mencheviques e colocou no poder o partido bolchevique, que dizia agir em nome dos sovietes, ocorreu em outubro de 1917 e deu início a um processo de transformação na sociedade russa.
7- Internamente o novo governo estatizou fabricas, estradas de ferro e confiscou os bens da igreja. As grandes propriedades foram foram expropriadas e distribuídas aos camponeses. No plano externo, russos e alemães assinaram um tratado de paz em separado, o tratado Brest-Litovsky, que culminou na saída da Rússia da 1 GM.
8- Os bolcheviques no poder originou uma guerra civil. As antigas classes dominantes formaram o chamado exercito branco com objetivo de expulsar os bolcheviques do poder e com o fim da 1 GM ganha reforço das tropas militares de potencias ocidentais. Sob a liderança de Trotsky os bolchevique organizaram o chamado exercito vermelho. A disputa pelo poder levou o país a uma sangrenta guerra que terminou em 1921, com a vitoria dos bolcheviques e deixou um saldo de 13 milhões de mortos, número superior ao da 1 GM.
9- O partido comunista ou bolchevique tornou-se o único partido. O poder dos sovietes foi esvaziado e a população vui-se excluída dos órgãos de decisão. No lugar do socialismo surgiu uma sociedade burocratizada, controlada por uma elite de funcionários privilegiados. No topo dessa sociedade estava o partido comunista – comandado por Stalin- que controlava integralmente todos os órgãos do Estado.