1- O humanismo foi a corrente de pensamento que afirmou a importância central do ser humano, considerado a obra suprema de Deus. Conhecida como antropocentrismo, essa concepção tinha inspiração no principio grego segundo o qual o homem é a medida de todas as coisas. Desse modo o interesse principal era a atividade humana nas mais diversas áreas e implicações. Assim, a individualidade tornou-se um aspecto importante, visto que cada ser humano poderia contribuir para transformar o mundo por intermédio de sua criatividade e inteligência, contrariando o teocentrismo.
2- O Renascimento se originou das transformações sociais e econômicas da Europa no século XI, especialmente nas cidades italianas, onde o comercio prosperou rapidamente, concentrando riquezas e fortalecendo a classe social dos mercadores. Tais mudanças colocaram em xeque o pensamento medieval e as formas de organização do conhecimento. A expansão do comercio exigia novas mudanças e especialistas.
3- O racionalismo contribuiu para as diversas áreas do saber ao valorizar os estudos das atividades humanas e a experimentação como fonte de conhecimento. Diante disso houve avanços no campo da gramática, matemática, história, medicina, astronomia arquitetura e artes. O racionalismo estimulou um retorno ao conhecimento e as artes produzidas na antiguidade clássica, que se tornou referencia para pintores, escultores, engenheiros e escritores ligados ao Renascimento. Também se preocupavam com a beleza e a estética.
4- Maquiavel analisou em O príncipe as formas pelas quais os líderes exerciam e se mantinham no poder em sua época e em períodos anteriores. Para ele um soberano não deveria se dter diante de nenhum obstáculo para conservar o poder do Estado. Mesmo que isso representasse o uso da força e da violência contra seus adversários, essa visão contrariava os pensadores medievais, que se preocupavam com a descrição de um governo ideal, sem levar em conta as regras de funcionamento da atividade política.
5- Na Grécia antiga, o astrônomo Aristarco de Samos chegou a propor que a terra gravitava em torno do sol. Durante a idade média, porém prevalaceu a teoria geocêntrica de Claudio Ptolomeu. Assim, o heliocentrismo só se afirmou na idade moderna, com base nas pesquisas desenvolvidas pelo astrônomo polonês Nicolau Copernico , que afirmou que a terra girava em torno do sol. Suas idéias foram retomadas posteriormente, por outros cientistas perseguidos pela inquisição.
6- O desenvolvimento da perspectiva foi precedido no Renascimento pelas obras de Giotto di Bondone, o artista procurou retratar de uma forma realista pessoas, animais e objetos, introduzindo noções de profundidade, posteriormente Brunelleschi criou o conceito de perspectiva exata.
7- Ao patrocinar as artes durante o Renascimento, os mecenas procuravam sobretudo impor-se socialmente perante a nobreza e o clero. Assim grandes famílias de mercadores e banqueiros passaram a exibir obras de arte em seus palacetes e a custear o trabalho de pintores, escultores e arquitetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário